O primeiro passo para quem está recém começando a investir

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Seja experiente ou que está recém começando a investir, vive um momento único. Conforme Lao Tzu “uma jornada de mil quilômetros precisa começar com um simples passo”.

Alguns em busca de um caminho, outros atrás de solução. Se você é um destes, esta trilha é para você. 

Para nos conhecer um pouco mais, saiba que convivemos com diversos perfis de investidores, daqueles com anos de mercado até aqueles que ainda estão tomando coragem para começar e entrar nessa trilha cheia de oportunidades.

Este espaço falará com aqueles que estão nos primeiros trechos da trilha. Em busca de mais conhecimento, de uma direção e uma forma prática para aproveitar as oportunidades que o mercado financeiro oferece.

Portanto, a equipe Acionista, que vive em busca dos melhores materiais do mercado para reuni-los em um só lugar para você tomar as melhores decisões, preparou uma série de conteúdos que servirão de guia para percorrer esta trilha dos investimentos de forma prática.

Entendemos que cada investidor percorre uma trilha própria, portanto aqui não desejamos ser seu mapa e sim seu guia, para que consiga construir seu próprio trajeto. De forma consciente, usufruindo tudo o que nosso espaço exclusivo proporciona para você tomar as melhores decisões dentro de suas prioridades.

Começando a investir

Bem-vindos ao Trilha do Investidor!

A melhor frase para este início é a de Lao Tzu: “Uma jornada de mil quilômetros precisa começar com um simples passo”; todo início precisa deste primeiro passo, não importa para onde vá ou onde quer chegar.

As conquistas virão com boas escolhas no dia a dia, com momentos que vão demandar paciência, outros ousadia e alguns mais cautela. Desta forma, com o tempo ao nosso lado, proporcionaremos conhecer diversas oportunidades de investimentos e se aprofundar em cada uma.

Aproveitamos esta edição para tratar de nosso primeiro tema.

Como e por que ter que escolher uma corretora para investir?

A corretora é o meio para acessar os produtos de investimentos. No mercado você encontrará diversos tipos, com variadas aparências e propostas. Aquelas tradicionais atreladas aos Bancos que você tem conta, ou aquelas independentes, com o intuito de proporcionar uma experiência diferenciada.

Com toda a sinceridade que você – nosso leitor especial – merece, de certa forma, todas fazem a mesma coisa: permitem que o investidor aplique em diversos produtos (renda fixa, títulos, fundos, ações, derivativos e etc). Contudo, o fato de fazerem a mesma coisa, não significa que você pode escolher qualquer uma.

Cada corretora possui seus produtos. Uma mais produtos, outra menos. Uma mais serviços, outra melhor suporte. Tentando exemplificar um pouco mais, é como um restaurante: todos oferecem comida, mas cada um do seu jeito e com seu produto específico.

Portanto você precisa conhecer os produtos que estão no “menu” de cada corretora, quanto ela cobra (as taxas) e estar ciente das condições que cada uma lhe oportuniza.

Na hora de escolher uma corretora, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Plataforma;
  • Serviços;
  • Suporte;
  • Custos e taxas;
  • Produtos.

Considere que abrir conta em alguma Corretora é gratuito, ou seja, teste diferentes plataformas. Cada corretora do mercado é melhor em algum destes quesitos, portanto, defina suas prioridades e comece a selecionar as que mais interessam a você.

– Ok. Já tenho conta em uma corretora. Como devo seguir?

Por ser nosso assinante, provavelmente você já deve ter passado pelas áreas exclusivas e percebido que oferecemos diversas opiniões em um só lugar, assim como, opções sobre o que fazer com o seu dinheiro.

Saiba que qualquer investimento que você faça, o dinheiro terá que passar por uma corretora, portanto para começar a investir é preciso fazer a transferência dos recursos (TED) de sua conta bancária para uma conta de mesma titularidade na corretora que você estiver usando.

O próximo passo será conhecer a plataforma da corretora escolhida, o seu “MENU” de investimentos. Pois cada tipo se encontrará em um local diferente, como Ações, FIIs e ETFs estarão na plataforma Home Broker e os Títulos de Renda Fixa e Fundos de Investimentos e outra área, por exemplo.

Se você ainda não teve tempo de conhecer tudo em nosso portal, nossa área de Entenda o Mercado, está em constante evolução, servindo de apoio para se aprofundar em algum tema específico.  

Bora começar com essa série?

Se você ainda tem dúvidas sobre a sua corretora ou sobre qual escolher, saiba que não tem problema ter conta em mais de uma. Talvez, isso permita que você tenha acesso a diferentes produtos,

O importante é que você esteja ciente das condições.

Essa é a nossa primeira edição.

Nos vemos na próxima semana.

Equipe Acionista.

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Você consome das
empresas em que investe?

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Uma experiência completa de investimentos. Crie sua conta e acesse recomendações e análises na íntegra.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Teste