Nesta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo visitando as principais regiões produtoras de Tocantins. Durante os trabalhos serão averiguadas as condições de desenvolvimento das principais lavouras cultivadas no estado. 

Na oportunidade, o objetivo principal dos trabalhos será acompanhar a colheita dos grãos de 2ª safra, com destaque para o milho que atualmente responde por aproximadamente 17% de toda área cultivada no estado.

De acordo com o último levantamento de safra divulgado pela Companhia, a produção no estado tocantinense deverá registrar uma queda de 4,8%, estimada em 5,57 milhões de toneladas. Principal produtor na região Norte, a área plantada registra um crescimento de 4,3%, podendo chegar a 1,62 milhões de hectares. Por sua vez, a expectativa de produtividade de importantes produtos foi afetada pelas condições climáticas adversas, e deverá cair 8,7%. Diante desse cenário, os agricultores poderão colher 3.424 quilos por hectare. Apenas as lavouras de milho 2ª safra devem registrar perdas na produtividade de 17,5%, o que resulta em uma produção 22,7% menor que a comparada no ano passado, estando estimada em 945 mil toneladas do cereal.

Os resultados desta pesquisa de campo serão divulgados no 12º Levantamento da Safra de Grãos, a ser publicado no site da Conab no próximo dia 9 de setembro, com informações das lavouras não só de Tocantins como, também, dos demais estados brasileiros.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]