Riscos nos investimentos, veja quais são os principais tipos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Riscos nos investimentos podem ser definidos como a probabilidade de perda ou ganho numa decisão sobre onde você vai colocar o seu dinheiro. Basicamente, se trata do grau de incerteza do retorno da aplicação.

Normalmente, o risco tem relação direta com o nível de renda do investimentos, isto é, quanto maior o risco, maior o potencial de renda do investimentos. Neste caso, o profissional desta área, dedica-se para tentar identificar se o risco de aplicar em determinado ativo compensar para o determinado retorno que é oferecido.

Tipos de Riscos nos Investimentos

Risco de Mercado: é o risco de perdas resultantes de variação dos preços de mercado dos ativos. O desvio padrão é a principal medida de risco do mercado, sendo o risco de mercado representado pela volatilidade (oscilação).

Neste caso, um bom exemplo seria o mercado de ações.

Risco de Liquidez: trata-se da capacidade de transformar o ativo aplicado em dinheiro, quanto mais rápida for essa conversão, mais líquido será o investimento.

Como exemplo, temos que o investimento em imóveis físicos possui maior risco de liquidez do que investir em Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs).

Risco de Crédito: pode ocorrer entre diferentes formas. Via a incapacidade da outra parte honrar o contrato de dívida; em forma de atraso nos pagamentos dos valores contratados; migração de crédito, isto é, a mudança de avaliação da probabilidade de pagamento do contrato por parte dos avaliadores de crédito (como as agências de rating); e a renegociação do contrato de forma forçada, via estresse, impondo perdas ao credor.

Exemplo: CDB possui risco de crédito, por outro lado, as ações não possuem risco de crédito.

Risco de Sistemático: é a parte da volatilidade do ativo que tem sua origem em fatores comuns a todos os ativos do mercado. Por exemplo, determinado resultado das eleições presidenciais afeta, em maior ou menor grau, todos os ativos do mercado.

Risco não sistemático ou específico: é a parte da volatilidade do ativo que tem sua origem em características específicas do próprio negócio. Como exemplo, é o caso de algum acidente em alguma indústria em que apenas as ações da respectiva empresa sofrerá o impacto negativo.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Você consome das
empresas em que investe?

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Uma experiência completa de investimentos. Crie sua conta e acesse recomendações e análises na íntegra.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Teste