Qual o objetivo da diversificação para os investimentos

O objetivo da diversificação para os investimentos, basicamente, visa aumentar as chances de obter retorno positivo com o tempo.

Muitos investidores olham apenas a expectativa de retorno como o critério mais importante para escolher seus investimentos. Mas é importante saber quais combinam com você e aproveitar da relação entre esses investimentos, pois aqui pode estar a chave para a escolha da carteira mais adequada.

Objetivo da diversificação

O objetivo é reduzir as oscilações na carteira, aumentando a chance de obter retornos maiores no longo prazo. Chamamos isso de diversificação.

Para montar uma carteira bem diversificada, é preciso colocar nela investimentos que reajam de formas diferentes às oscilações do mercado.

De forma geral, investimentos em renda variável (ações e fundos de ações, por exemplo), são considerados arriscados, porque estão sujeitos às oscilações constantes de preços e podem tanto se valorizar quanto se desvalorizar, acompanhando os movimentos do mercado.

Na contrapartida, investimentos em renda fixa são considerados de menor risco porque estão atrelados às taxas de juros da economia do país que tendem a ser mais estáveis do que o desempenho pontual de uma empresa.

Pensando que o investidor só aceita correr mais risco quando tem a perspectiva de melhores retornos, surge a pergunta: Quanto deve ser a remuneração adicional que um investimento em ações deve oferecer sobre o rendimento de investimentos de baixo risco para ser considerada atrativa para os investidores?

Esta remuneração adicional é o que chamamos de prêmio de risco.

Assim como não existe “o melhor investimento”, não existe uma única carteira de investimento diversificada que sirva a todos os perfis de investidores. Por exemplo, mesmo para o investidor conservador, que não está disposto a correr riscos, é possível recomendar aplicação de uma pequena parcela dos recursos em renda variável, com foco no longo prazo.

O mesmo vale para o investidor agressivo, que está disposto a correr riscos para conseguir a máxima rentabilidade, estando propenso a investir a maior parte de seus recursos em aplicações que apresentam grande oscilação. A ele também pode ser recomendado destinar uma parcela a aplicações mais seguras que preservem o capital investido.

Quando você busca a diversificação respeitando suas necessidades e o seu perfil de investidor, está investindo com foco na relação risco x retorno que mais combina com você.

ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.