Entenda o Porquê da Valorização da Azul (AZUL4)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Ágora

A AZUL4 é uma das principais ações com negociação na Bolsa de Valores. Porém, em 2020, sofreu uma enorme queda por conta da pandemia do coronavírus. Afinal, com as restrições de deslocamento, a empresa quase não podia realizar voos, e poucas pessoas se interessavam em investir no setor.

Porém, quem acompanha os movimentos da Bolsa sabe que, no primeiro semestre de 2021, as ações da empresa voltaram a crescer. Antes de pensar em investir nelas, porém, é interessante conhecer mais sobre o cenário e o que pode estar causando essa valorização.

Então, continue lendo para descobrir:

  • o que é AZUL4;
  • o que causou a valorização da AZUL4;
  • a AZUL4 e o setor de viagens e turismo vão continuar crescendo?

O que é AZUL4

AZUL4 é a identificação no mercado de ações para a empresa Azul S/A, uma companhia aérea que realiza voos nacionais e internacionais. Fundada por David Neeleman, a empresa começou a operar em 2008 e, em pouco tempo, tornou- se uma das principais linhas de todo o país.

Por conta disso, suas ações sempre foram bastante procuradas pelos investidores. Até 2019, para trazer uma visão do mercado antes da pandemia, a Azul tinha uma média de 916 decolagens diárias, atendendo cerca de 120 destinos. 

Também era considerada a terceira maior companhia aérea do Brasil, e seu programa de fidelidade, Tudo Azul, tinha 12 milhões de inscritos.

Porém, em 2020, todo o setor de aviação sofreu um grande baque. A média de voos diários caiu para 600, representando apenas 68% da capacidade das companhias aéreas. Desta forma, as ações também sofreram com a queda de receita.

O que causou a valorização da AZUL4?

No final do primeiro semestre de 2021, o mercado de ações se mostrou mais aquecido para o setor de viagens e turismo, de modo que uma das beneficiadas foi a AZUL4. Isso deixou em alerta muitas pessoas que querem começar a investir na empresa.

A recuperação, desde o valor atingido no ano passado, é explicada principalmente pelo arrefecimento da pandemia, com o avanço das campanhas de vacinação no Brasil e no mundo, e pela perspectiva de reabertura da economia. 

Afinal, com grande parte da população brasileira e estrangeira vacinada, é possível realizar planos de férias e viagens, que é o ponto principal para uma companhia aérea. 

Inclusive, segundo o indicador RPK  (Revenue Passenger‐Kilometers ou Passageiros‐Quilômetros Pagos transportados), a empresa registrou um aumento de 280,4% de tráfego de passageiros em junho de 2021, fazendo uma comparação com o mesmo mês de 2020.

Em relação à recente queda da ação, pontuamos que, de meados de junho até hoje, o Ibovespa tem recuado, com as ações da Bolsa sendo “arrastadas”, de modo geral. 

Um dos motivos da queda foi a variante Delta do coronavírus — que é mais forte e mostra que ainda é preciso se cuidar bastante antes de voltar à rotina pré-pandemia —, além da perspectiva de aumento mais intenso de juros e projeções crescentes de inflação.

Essa é uma análise geral, mas lembrando que em algumas séries da Levante você tem acesso a relatórios mais completos sobre os principais ativos da Bolsa de Valores!

A AZUL4 e o setor de viagens e turismo vão continuar crescendo?

Empresas de turismo devem se beneficiar das novas perspectivas com a vacinação em massa no Brasil e no mundo, uma vez que, à medida que a imunização avance, ocorrerá reabertura total e retomada de um fluxo maior de viagens (tanto turísticas quanto corporativas), favorecendo companhias aéreas.

Também existe uma perspectiva positiva para as ações de AZUL4. A empresa é vista não só como uma sobrevivente, mas também como uma vencedora na indústria. Afinal, ela é bem avaliada pelos consumidores e tem crescido bastante em rotas domésticas. 

Além disso, tem expandido suas rotas internacionais, fazendo trechos como Miami. É necessário ressaltar, inclusive, que o gerenciamento da Azul é forte, e a companhia tem acertado sua estratégia aqui no Brasil. De qualquer forma, vale a recomendação de fazer análises do mercado como um todo e saber como monitorar a Bolsa de Valores para saber se a AZUL4 ou outras ações valem a pena “em relação ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos. Para saber como ter esse tipo de visão crítica e receber as recomendações das ações com melhor potencial de alta neste momento, conheça a série As Melhores Ações, da Levante Ideias!


Quer conhecer mais a Levante?

A Levante está aqui para empoderar você na construção do seu patrimônio e na realização dos seus maiores sonhos. O foco é ajudar a investir de forma eficiente e descomplicada, bem longe das armadilhas tão comuns do mercado financeiro.

Por isso, os especialistas da Levante trabalham duro para escolher as melhores ideias de investimentos para facilitar a realização dos seus sonhos.

Conheça as principais Assinaturas da Levante, por aqui.

Levante

Levante

A Levante Ideias de Investimentos é uma casa de análises que ajuda pessoas a investirem de forma eficiente e descomplicada, bem longe das armadilhas tão comuns do mercado financeiro. Conheça os conteúdos da casa de análise em www.levanteideias.com.br

Você pode se interessar por

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Seu melhor investimento é investir com a Levante

Reunimos as melhores estratégias para você escolher a mais adequada para seus investimentos.

Uma experiência completa de investimentos. Crie sua conta e acesse recomendações e análises na íntegra.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.