A economia dos EUA se fortaleceu ainda mais do final de maio ao início de julho, apresentando um crescimento moderado a robusto, segundo dados do Federal Reserve (FED).

Diante deste cenário, os setores que relataram crescimento acima da média incluem transporte, viagens e turismo, manufatura e serviços não financeiros. Os mercados de energia melhoraram ligeiramente e a agricultura teve resultados mistos. As interrupções do lado da oferta tornaram-se mais generalizadas, incluindo escassez de materiais e mão-de-obra, atrasos nas entregas e baixos estoques de muitos bens de consumo.

De acordo com o FED, os estoques de carros resultaram em vendas um pouco mais baixas, apesar da demanda estável, e as vendas de casas aumentaram ligeiramente, apesar da oferta limitada.

Já o turismo foi impulsionado pela redução adicional das preocupações relacionadas à pandemia.

A construção residencial abrandou em vários distritos em resposta ao aumento dos custos, enquanto a construção comercial foi misturada, mas no equilíbrio subiu ligeiramente.

A atividade de empréstimos bancários aumentou ligeiramente ou modestamente na maioria dos distritos. As perspectivas para a demanda melhoraram ainda mais, mas muitos contatos expressaram incerteza ou pessimismo quanto à redução das restrições de oferta.

Emprego e salários

Três quartos dos distritos relataram ganhos de emprego leves ou modestos e o restante relatou aumentos moderados ou fortes no emprego.

Os salários aumentaram em um ritmo moderado, em média, e os trabalhadores de baixa remuneração desfrutaram de aumentos salariais acima da média. A escassez de mão-de-obra foi frequentemente citada como a razão pela qual as empresas não conseguiam pessoal nos níveis desejados, com empresas em três distritos atrasando a expansão ou reduzindo os serviços devido à falta de pessoal. Rotatividade superior à média e taxas de retenção mais baixas foram relatadas em três distritos. Todos os distritos notaram um aumento do uso de incentivos em dinheiro não salariais para atrair e reter trabalhadores. As empresas em vários distritos esperavam que a dificuldade em encontrar trabalhadores se estendesse até o início do outono.

Preços

Contudo, os preços aumentaram a um ritmo acima da média, uma vez que sete distritos reportaram um forte crescimento dos preços e o resto registou ganhos moderados. As pressões sobre os preços foram generalizadas e tornaram-se mais agudas no setor de hospitalidade, à medida que a reabertura de hotéis e restaurantes enfrentou suprimentos limitados de materiais e trabalhadores. Os custos de construção permaneceram altos, mas os preços da madeira diminuíram um pouco. Por fim, os preços dos contêineres voltaram a níveis muito altos depois de moderados na primavera.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.