Os núcleos rurais do Distrito Federal recebem nesta semana a visita de técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que fazem um trabalho de campo até sexta-feira (20). O objetivo é coletar dados para compor o 12º Levantamento de Grãos, o último ciclo da Safra 2020/2021, que será divulgado no dia 9 de setembro.

Neste período, serão levantadas principalmente as colheitas de milho segunda safra, sorgo, feijão irrigado terceira safra, trigo irrigado e sequeiro e girassol, além de análises das condições climáticas atuais e os efeitos na produção regional.

“No caso do milho, a área segue quase a mesma, mas estamos passando por uma redução da produtividade devido às condições de clima, por isso o trabalho de campo vai olhar com bastante cuidado esta cultura. Já o trigo teve um incremento de área, com a produtividade mantida graças à irrigação”, explica o superintendente da Conab no Distrito Federal, Rafael Bueno. “Por outro lado, estamos acompanhando de perto também a produção local de canola, uma cultura que está começando agora e ainda não consta no nosso levantamento, mas que segue cada vez mais relevante na região”.

A Conab utiliza a colaboração de uma rede de 25 informantes para a pesquisa de safra. Na pesquisa de campo, serão percorridos aproximadamente 800 km de áreas de cultivo na região, em cerca de 10 Núcleos Rurais que representam os principais polos de produção no DF, além de cooperativas e agricultores locais. 

De acordo com o último levantamento, divulgado neste mês de agosto, a região do Distrito Federal tem produção estimada em 752,1 mil toneladas, cultivados em uma área de 166,4 mil hectares e com produtividade de  4.520 kg/ha.

Serviço:
Pesquisa de Campo para Safra de Grãos no DF
Data: 16 a 20 de agosto
Divulgação dos resultados: 9 de setembro (no 12º Levantamento da Safra 2020/2021 de Grãos)

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]