A temporada de resultados trimestrais logo estará a todo vapor. Empresas estarão divulgando seus números e resultados, fornecendo informações que irão permitir investidores decidirem onde ganhar dinheiro.

Os resultados trimestrais podem indicar mudanças significativas nos fundamentos de uma empresa, por este motivo, podem ocasionar alta movimentação nos preços das ações.

Portanto a forma de obter lucros é apostando em surpresas nos balanços corporativos.

Cuidado com os comportamentos…

Os preços das ações costumam apresentar importantes padrões de comportamento conforme apresentação dos resultados, sejam eles abaixo ou acima da expectativa do mercado, surpreendendo de alguma forma os investidores.

As comparações dos resultados trimestrais surgem conforme estimativas de analistas ou históricos de resultados. Portanto se os números estiverem superando as expectativas, o preço das ações tendem a se valorizar; por outro lado, se vier abaixo das expectativas, estarão sujeitas a cair. Fique atento!

Veja um exemplo bastante comum em temporada de resultados trimestrais:

Se uma empresa reverte lucro por prejuízo no período, a frustração do mercado pode levar as ações caírem.

Ou se uma empresa, que já vinha dando prejuízo, desta vez mostra que o decréscimo não foi tão grande como o anterior, pode gerar alguns movimentos de otimismo.

O lado oposto também pode se aplicar, ou seja, se uma empresa que vinha dando bons lucros passar a divulgar que o lucro no período foi inferior, as ações tendem a reagir.

Historicamente surpresas positivas podem gerar até 3% de oscilações em alguns casos.

Confira alguns dados importantes que podem ajudar você a confirmar o bom investimento:

Ações de empresas de menor capitalização tendem a reagir de forma mais intensa aos resultados inesperados. Muito vista como oportunidade para os investidores com mais apetite ao risco.

Ações que estejam mais depreciadas em termos de múltiplos apresentam maior retorno com as “surpresas” do que ações que já estejam mais apreciadas.

Múltiplos: P/L (preço por lucro) ou P/VPA (preço por valor patrimonial). 

Olhar exclusivamente o resultado trimestral não é o mais indicado, ele pode dar uma oportunidade de curto prazo, mas para o longo é preciso observar outros indicadores para realmente confirmar a probabilidade.

As análises precisam estar em linha com a visão macro e outras abordagens fundamentalistas, como: crescimento de receitas, margens operacionais e retorno sobre o capital investido.

Desta forma você consegue evitar a frustração com ações que podem parecer atrativas só por causa de um resultado acima do esperado, mas que contêm más notícias, queda de receita, margens, retorno e outros fatores que impactam negativamente no preço da ação no médio prazo.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.